top of page

A Casa de Vinhago

A Família

O projeto da Casa de Vinhago surge com a requalificação e expansão das vinhas plantadas por Carlos Fernandes Teixeira (Julião) e Vitória Pombeiro de Gouveia, nas encostas da Freguesia de São Cosmado, Armamar.

Os seus descendentes (já na quarta geração) continuam, assim, uma tradição familiar com mais de 70 anos.

Picture 1.png12e.png
Picture 1.png2.png
Picture 1.png

O Vinhago

 

A Quinta do Vinhago, situada no lugar da Lapinha, era originalmente um soito e foi saibrada pela primeira vez nos anos cinquenta, dando origem a uma das melhores vinhas de um conjunto de propriedades que totalizavam cerca de 12 hectares de vinha em várias quintas. Nessa época, era habitual diversificar culturas na mesma quinta e o Vinhago não foi exceção, pelo que se plantaram também árvores de fruto, as habituais oliveiras de bordadura e arrendou-se cerca de metade da quinta a caseiros, sendo o pagamento feito em alqueires de milho, frutos secos e fruta de meias.

Picture 1.pngssd.png
Picture 1.pngwqe.png
Picture 1.png1212.png
BIO_9458 copy.jpg

Em 1999, a herdeira Maria Helena e família iniciam a construção da Casa no Vinhago e em 2003 a vinha é totalmente saibrada e reconvertida.

 

 

 

 

 

Opta-se por manter o perfil do passado, de produção de uvas tintas, e plantam-se videiras das castas Touriga Francesa, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca.

A Expansão

 

Comprando depois algumas parcelas vizinhas e com plantações posteriores, a Quinta do Vinhago tem hoje cerca de 4 hectares de vinha plantada, divida em partes iguais entre uvas brancas e tintas.

 

 

Recentemente, as plantações estenderam-se a outras duas quintas próximas: Sobreirinha e Vale de Marcos      (5 ha) e Telheira (1,8 ha).

 

Perfazendo um total de cerca de 11 hectares de vinha. Embora de natureza diversa, todos os terrenos se situam nas encostas do Rio Tedo, afluente do rio Douro.

 

 

 

 

Picture 1.pngbb.png
vvv.png
tttet.png

Os Primeiros Vinhos

 

A primeira vindima nesta nova fase foi em 2006 e o primeiro vinho, lançado no mercado em 2009, é um vinho tinto tranquilo que resulta da mistura de castas do Vinhago e inicia um caminho de afinação do processo produtivo. Isto permite-nos hoje apresentar uma gama de vinhos únicos, de altíssima qualidade, que são a expressão do território/terroir onde nos situamos. 

 

 

 

 

 

Picture 1.png

A qualidade dos vinhos Casa de Vinhago é reconhecida internacionalmente e traduz-se nas medalhas de ouro e prata em concursos internacionalmente relevantes, acumuladas no seu portfólio de vinhos tranquilos.

Picture 1.png323.png

Prove os últimos vinhos e verifique por si

Picture 1.png
bottom of page